top of page

Convivendo com pessoas tóxicas



Se tem uma coisa que parece sugar nossa energia, se chama: conviver com pessoas tóxicas. Aquelas pessoas que querem manipular o tempo todo, que querem te limitar, que ficam sempre reclamando, pessoas possessivas, ciumentas... Sem falar em níveis mais avançados, que podem virar até agressão física.


Aqui não vou focar nos casos mais avançados, porque aí é uma questão de tratamento com psicólogo ou psiquiatra, e você decidir se continua ou não. Vou falar de casos mais "leves", mas ainda altamente prejudiciais se você se deixa afetar.


Quando você pode ficar longe de pessoas tóxicas, ótimo. Levante as mãos para o céu e agradeça a sorte que tem! Mas e quando não pode? Quando você tem que conviver diariamente com pessoas assim? Seja em casa, no trabalho, na escola, na faculdade... O que fazer para não se deixar afetar (pelo menos, não tanto)?


Convivi (e convivo) com pessoas assim há anos. E vou te falar, não é fácil! Quando você cresce sendo manipulada, é ainda pior. Até porque, você não nota isso, você cai na conversa de que é a errada. Sempre. Se seus pais são tóxicos, por exemplo, você até pode se habituar e achar que isso é uma forma de amor, o que te leva a péssimos relacionamentos. E porque não dizer, a também ser tóxica.


Digo isso porque houve um tempo que eu havia absorvido tanto isso de todos ao meu redor, que eu mesma já estava assim. Precisei passar por uma "crise existencial" muito forte, para perceber isso. E ali eu tive que decidir que não era como eu queria ser. E me cuidar, me fez enxergar toda a manipulação que sempre fizeram comigo. "Casar é ruim", "tem que trabalhar, não precisa fazer faculdade", "sair da casa dos pais é péssimo", "o mundo é muito perigoso", "vai ser estuprada se for a essa festa", "vai viajar? cuidado, fulana viajou e morreu", "fulano não teria morrido se estivesse em casa"... frases assim, mascaradas de "preocupação", são manipulações, que vão ficando no interior da sua mente.


E aí você cresce sem querer sair do quarto, podendo desencadear um quadro de depressão. Ser criada para temer, e quando tiver medo? Ser chamada de fraca. Não é fácil mudar as crenças que foram "implantadas" no nosso subconsciente, porém não é impossível. Porque um dia, espero, você vai descobrir que apenas existir é uma das piores coisas que você pode fazer com você mesma.


Você precisa sair! Precisa errar, para aprender. Precisa se decepcionar com as pessoas, para aprender a lidar com esse sentimento. Precisa "quebrar a cara", precisa "apanhar da vida", precisa ouvir muitos "não", precisa correr riscos. Isso é viver, isso é a vida. E essas coisas te farão amadurecer, te tornarão resiliente. São essas coisas que te fazem valorizar os momentos bons, que te fazem ter orgulho de si mesma. Você precisa arriscar para poder realizar seus sonhos.


A pessoa tóxica geralmente quer te limitar. Quer que você fique parado, servindo apenas como um cesto de lixo, em que ela joga todo o lixo dela em você. Todas as frustrações. Quer te prender, para você não viva seus sonhos, porque ela não viveu. Ou quer que você viva os sonhos dela, e não os seus.


As pessoas tóxicas são pessoas que precisam aprender a lidar com elas mesmas, mas não têm coragem, porque é mais fácil culpar os outros e "descontar" em quem permitir. Para conviver com pessoas assim, primeiro você precisa se conhecer muito bem, ao ponto de não deixar ninguém influenciar na realização dos seus sonhos e objetivos. Basta verem uma brecha de que você está aberto a mudar ou fazer algo por elas, que elas vão fazer de tudo para te manipular. Como se você fosse uma massinha de modelar. Acredite, sei muito bem disso. E vale até para pessoas que nem são próximas a você, apenas frequentam o mesmo ambiente. Pessoas assim não têm limites. E quanto mais você se "deixar levar", pior vai ficar.


Segundo, você precisa aprender a "ouvir e deixar ir". Não mantenha o que a pessoa disse na sua mente, isso é muito perigoso, pode te fazer questionar a si mesmo. Terceiro, tente sempre repreender algo negativo que a pessoa disser, e procure falar algo positivo sobre a mesma coisa que ela falou. Quarto, quando sair de perto, procure recarregar suas energias! Geralmente só a presença de pessoas assim trazem algo ruim e mesmo se afastando por um tempo, aquela sensação ainda vai continuar.


Aproveite o tempo afastado para fazer algo que gosta e te ajude a relaxar, ouvir música, ler a bíblia, estudar, ler um livro que gosta, fazer exercícios... Inclusive, indico ter um tempo diário apenas para você. Faça caminhada sozinho, vá para a academia ou até mesmo ao mercado. Se puder ir a uma praça com muitas plantas, subir uma montanha e/ou ir a uma praia, melhor ainda!! Ter contato com a natureza sempre nos ajuda a recarregar.


A pessoa tóxica precisa de tratamento, dificilmente ela vai querer ou reconhecer isso. Então você precisa tomar cuidado, porque quem pode acabar precisando de tratamento é você, Não só emocional, físico também. Mas isso fica para uma próxima conversa...


Helena Medeiros

@escritorahelenamedeiros

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page